ÚLTIMAS AQUISIÇÕES

Consultar em 
http://bibliotecatortosendo.blogspot.pt/p/ultimas-aquisicoes.html

O Arenque Fumado
de Charles Cros
Edição/reimpressão: 2011
Editor: Bruaá Editora
ISBN: 9789898166098
Faixa etária: a partir dos 7 anos

A origem deste poema esteve numa história que Charles Cros contou uma noite ao seu filho Guy. Escrito e publicado em 1872, primeiramente numa versão em prosa, aparece em verso, tal qual o conhecemos hoje, na coletânea de textos de Cros Le Coffret de santal em 1873.
O sucesso deste poema, decorado e dito por gerações de franceses até aos nossos dias, tal como outros textos de Charles Cros, contribuem para o aparecimento do monologue fumiste, género muito divulgado pelo humorista Coquelin Cadet, que encoraja Cros e outros escritores a escrever novos textos que obedeçam a esta estrutura: texto cómico, curto, com uma só personagem e de ritmo rápido. Em 1884, Cadet publica uma antologia de monólogos divididos da seguinte forma: monólogos tristes, alegres, indecisos, verdadeiros e excessivos. Todos eles acompanhados com conselhos para os dizer.
Admirado por Edward Gorey, este terá sido um dos primeiros a ilustrar este texto, traduzido para o inglês por Alphonse Allais. Também por via da admiração que alguns surrealistas sentiam por Cros, André Breton inclui este poema na histórica Antologia do humor negro onde, no texto de apresentação, ressalta "a proeza que resultou ao fazer rodar em vazio o moinho poético no Arenque Fumado".


Um bicho estranho
de Mon Daporta, Ana M. Noronha; ilustração de Óscar Villán
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 14
Editor: Kalandraka Portugal
ISBN: 9789898205162
Coleção: Livros para Sonhar
Faixa etária: a partir dos 3 anos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.
Livro de pequeno formato que segue a fórmula dos chamados "contos sem fim". Um conto para contar, onde a rima e o ritmo são fundamentais, a partir de uma estrutura de oito sílabas que se mantém ao longo de toda a história. Apesar da sua simplicidade do ponto de vista literário e artístico, este livro destaca-se pelo "jogo" que estabelece com as crianças, crianças essas que, por seu intermédio, descobrirão a função lúdica da leitura. E isso porque ao girar o livro e dando a volta à história...
http://www.wook.pt/ficha/um-bicho-estranho/a/id/1956729

Isto ou aquilo?
de Dobroslav Foll
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 16
Editor: Bruaá Editora
ISBN: 9789898166104

É uma cegonha? É isto ou aquilo? Tesouras? É isto ou aquilo, conforme o nosso olhar quiser. 47 anos depois da sua edição original, na Checoslováquia, com o título Co se cemu podoba?, eis que nos chega mais um livro intemporal. Um livro-jogo que se deixou encontrar num alfarrabista em Praga. Sobrepondo uma grelha de acetato sobre a ilustração e deslocando-a para a esquerda ou para direita descobrem-se duas imagens diferentes na mesma página: uma cegonha que se transforma numa tesoura, uma borboleta em livro, um serrote em crocodilo, etc. Este sistema, criado pelo artista checo Jirí Kolár, bastante usado nos países de Leste entre os anos 60 e 80, é apelidado de Rollage e pode ser apreciado em algumas das obras deste artista. Um ótimo exemplo de contaminação entre experimentação artística e design de livros.
http://www.wook.pt/ficha/isto-ou-aquilo-/a/id/10707632



A Joaninha quer ter um bebé
de Thierry Lenain
Edição/reimpressão: 2004
Páginas: 30
Editor: Dinalivro
Faixa etária: dos 5 aos 7 anos
Idioma: Português

- ANDA, VAMOS FAZER UM BEBÉ! Diz a Joaninha ao Max. Que ideia tão maluca! E o que é que a professora vai dizer quando vir a grande barriga da Joaninha?
Uma coleção divertida e didática que ensina o valor do amor e da amizade entre os sexos.
Dos 5 aos 7 anos.
A Joaninha Quer Ter um Bebé? de Thierry Lenain

Excerto
"Um dia, a Joaninha pergunta: - Gostas de mim, Max? O Max responde: - Sim, Joaninha. A Joaninha insiste: - Mas gostas de mim de verdade, Max? O Max responde: - Claro que sim, Joaninha! Então a Joaninha diz: - Anda, vamos fazer um bebé. O Max exclama: - Um bebé! Tu estás doida ou quê? A Joaninha olha para ele olhos nos olhos. E diz: - Se não fizermos um bebé, já não gosto de ti. Eh lá! A Joaninha não está mesmo a brincar. Então o Max responde:
- Pronto, está bem. A Joaninha deita-se na cama. E diz ao Max:
- Vá, anda para o pé de mim. O Max verifica se a porta do quarto está bem fechada (Quando se fazem bebés, a porta do quarto tem de estar bem fechada).
O Max fica todo vermelho e deita-se ao lado da Joaninha. Pronto, vão fazer o bebé. A Joaninha toma o Max nos seus braços e diz: - Aperta-me com força!
O Max obedece. Ao fim de um bocado, passaram três minutos; o Max pára. Mas a Joaninha diz: - Ainda não acabou. Então o Max aperta-a mais um bocado. Depois acabam e vão lanchar. A Joaninha parece contente. Quase já sente o bebé a mexer na sua barriga..."
http://www.wook.pt/ficha/a-joaninha-quer-ter-um-bebe-/a/id/92602


Cantiga do Caçador e Outras histórias
de António Torrado
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 60
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722624121

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

António Torrado, um exímio contador de histórias, dá vida a parvos e princesas, soldados e carvoeiros. São histórias que continuarão a encantar gerações sucessivas enquanto o mundo for mundo.

O homem que estava convencido que quando o burro zurrasse trâs vezes morria. O burro zurrou três vezes e o homem morreu... ou não morreu... morreu ou não morreu?
O Soldado que meteu o Diabo no saco depois de o ter enganado e humilhado e outras histórias divertidas, tolas e cheias de humor.
http://www.wook.pt/ficha/cantiga-do-cacador-e-outras-historias/a/id/192247


A aranha e eu
de Fran Alonso
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 48
Editor: Kalandraka Portugal
ISBN: 9789898205223
Faixa etária: até aos 5 anos

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para crianças de 1 a 2 anos, destinado a ser lido em voz alta/contado pelos pais ou educadores.

Um belo dia, de repente, uma aranha gorda e feia, saltou do céu e veio aterrar no meu corpo. Primeiro, a descarada, explorou um dedo do meu pé, volumoso como um kiwi. Depois, subiu até aos meus tornozelos, rugosos como a pele de uma tangerina.

Um álbum de grande beleza artística e literária, ideal para todos os públicos, desde os primeiros leitores até aos adultos, pela delicadeza com que as palavras percorrem a geografia do corpo humano na figura de uma menina, comparando cada parte com um fruto, através do seu formato, tamanho e textura. O recurso à aranha, socialmente considerada como um animal pouco querido, proporciona um subtil contraste e inclusivamente um certo toque de humor, tornando os leitores partícipes das sensações que a protagonista recebe da narrativa ao longo do percurso do inseto. Esta obra oferece uma abordagem visual e poética do corpo humano.
http://www.wook.pt/ficha/a-aranha-e-eu/a/id/2050790

Animais sem Jardim Zoológico
de Gianni Rodari
Edição/reimpressão: 2008
Páginas: 48
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725765111
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Idioma: Português

Gianni Rodari é um nome incontornável da literatura infantil italiana e, mais uma vez, Anna Laura Cantone fez um trabalho extraordinário ao ilustrar um dos seus livros. A partir da antiga tradição da fábula, o escritor transformou os animais em personagens inconfundíveis, com vícios e virtudes do mundo moderno. O resultado é um conjunto de nove breves histórias hilariantes e muito pedagógicas. Os elefantes equilibristas, o gato vaidoso, a raposa manhosa, entre tantos outros animais, são apenas uma pequena parte deste elenco, que em vez de viver em cativeiro no jardim zoológico habita um espaço de liberdade e de fantasia.
http://www.wook.pt/ficha/animais-sem-jardim-zoologico/a/id/1421718


Sara e o Gigante das Histórias
de Laurence Bourguignon
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 32
Editor: Minutos de Leitura
ISBN: 9789727930449

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Jerónimo é um gigante simpático e muito bondoso. Ele vive com o seu gato num modesto castelo muito antigo, num sítio muito, muito longe. É no seu castelo que ele guarda a sua enorme coleção de livros para crianças. Mas Jerónimo não sabe ler, e só consegue perceber as imagens. Ele não tem a certeza se as histórias contadas nos livros são verdadeiras, mas espera que não, porque tem medo de bruxas!
Jerónimo decide então visitar esse mundo, para tentar descobrir a verdade. É aí que conhece Sara, uma menina que não acredita em Gigantes...
http://www.wook.pt/ficha/sara-e-o-gigante-das-historias/a/id/163446


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"O MEU LIVRO"