As Flores Também Sonham



VAMOS TER A AUTORA A APRESENTAR ESTE LIVRO NO DIA 24 DE OUTUBRO NAS ESCOLAS DO LARGO DA FEIRA E NOS MONTES HERMÍNIOS!

SINOPSE

Era uma vez uma bela flor amarela que vivia num jardim junto de outras flores, plantas e árvores. Sempre voltada para o sol, rodando a sua corola, a flor era especial pois além de bela e elegante, também sonhava.
Esta flor recebia diariamente a visita de um menino mágico que tinha grande apreço e admiração por ela.
Certo dia, depois das palavras elogiosas do menino, a flor, que era um girassol, sentiu um profundo desejo de voar. A sua ânsia de conhecer o mundo para lá do jardim que habitava, de descobrir outros lugares e viver novas experiências, tornou-se de tal forma intenso que não hesitou em partilhá-lo com os seus companheiros.
Foi então que o amigo gato aconselhou este girassol a contar ao menino mágico o seu sonho de voar.
Por vezes, é preciso magia para que os sonhos aconteçam. O menino mágico compreendeu as razões da grande flor e concedeu-lhe o poder de voar. Mas a magia não basta. O girassol teve de fazer o seu esforço e empenhar-se para realizar a grande proeza de voar. Coragem e determinação não lhe faltaram. E todos os habitantes do jardim lhe deram ânimo para concretizar o seu sonho.
O que a seguir se passou foi uma verdadeira e espantosa aventura.
Acompanhado por uma joaninha e um sapo, pelo caminho do seu sonho tornado realidade, o girassol debateu-se com uma águia armada em rainha das alturas, encontrou uma menina curiosa e bondosa, um menino doente e agradecido, um circo onde se tornou um maravilhoso dançarino, um parque de diversões no qual experimentou o «skate», o escorrega, o baloiço, a trotineta e o basquetebol, revelando destreza e extraordinárias habilidades. Até de bicicleta o girassol andou, numa simpática boleia de um menino, sempre com o sapo e a joaninha seus companheiros inseparáveis, atrelados a si.
A flor do sol teve ainda a oportunidade de visitar uma família, conhecer um cão muito solidário e descobrir que já era notícia de televisão.
É claro que também correu riscos e apanhou grandes sustos, mas venceu os desafios que enfrentou.
Finalmente, a flor regressa ao seu jardim, como havia prometido ao menino mágico, iluminada por uma escolta de pirilampos, sempre com o sapo bem agarradinho às suas raízes e a joaninha pousada na sua corola.

A partilha da sua aventura com as outras flores e habitantes do jardim aconteceu noite adentro. Mas, antes, o menino mágico colocou-a de novo na terra, no seu lugar, regando-a abundantemente.
O que as outras flores não sabiam é que o desejo de voar e de conhecer mais sobre o mundo continuava a habitar o coração do girassol. Só o menino mágico sabia que a aventura iria continuar.
Esta é uma história sobre a importância de sonhar. Ensina, de um modo divertido, que os sonhos se realizam, mas é preciso coragem e empenho para tal.

Os valores da amizade, da liberdade, da responsabilidade, da solidariedade, do conhecimento e da verdade estão presentes nesta fantástica aventura da flor que queria voar, ao longo das inesperadas e divertidas peripécias pelas quais passa.

«As flores também sonham» é um conto infantil para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos.

Celeste de Almeida Gonçalves

Comentários

Mensagens populares deste blogue